sexta-feira, 8 de junho de 2012

Hormonização vs distribuição da gordura corpórea
É fato comprovado que durante uma transição de gênero os hormônios redistribuem a gordura física. Particularmente, sempre achei que silhuetas mais esguias, cintura fina e braços delgados realçassem mais a feminilidade.

Estou meio fora de forma atualmente, principalmente em torno da cintura, e por isso estou pensando em fazer uma dieta. Entretanto, ao fazer isso, será que a quantidade de gordura a ser redistribuída no meu bumbum e quadris vai reduzir? Quer dizer, será que se eu ficar muito magra não haverá mais muito a ser distribuído nessas áreas e a minha feminilidade poderá correr riscos?

Inevitavelmente, ao menos que melhore sua dieta e aumente seu grau de atividade física, você só ganhará peso ao tomar estrógeno, já que essa é uma das mudanças de padrão genético que são ativadas por esse hormônio – a acumulação e estocagem de gordura.

Há um sentido para isso: as mulheres primitivas que possuíam mais gordura corporal tinham mais reservas para ter bebês saudáveis. Nessa época, a comida era escassa, especialmente as comidas ricas em gordura, e desse modo a evolução predispôs os humanos a estocá-la, especialmente as mulheres.

Quando se toma estrógeno, os mesmos genes que controlam o metabolismo de uma mulher genética são ativados numa mulher transexual e desse modo começa não só a haver a redistribuição da gordura mas também seu acúmulo. Incrivelmente, nas minhas observações, quando se entra no nível de obesidade real [IMC* igual ou maior que 30], parece que a gordura se distribui de maneira irregular, ou seja, no padrão masculino e feminino.

Durante a meia-idade os homens tendem a acumular gordura na região acima do estômago, deixando-os em forma de barril. Já as mulheres tendem a acumular gordura especialmente nos quadris, deixando-as com forma de pera. Numa transexual MtF obesa, a gordura é distribuída em algum ponto entre esses dois padrões. Embora possa apenas supor o porquê disso, garanto que não é irracional achar que genes mistos estão sendo ativados, tanto os masculinos quanto os femininos.

Em suma, para que ninguém fique apavorada, apesar disso o resultado da aparência ainda será feminino, e apenas alguém muito observador se daria conta – ao olhar uma transexual obesa transicionada – do que quis dizer acima.








Nenhum comentário:

Postar um comentário